quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Maha - Lila.



Existe um jogo milenar proveniente da Índia, chamado Maha Lila ou COBRAS E ESCADAS, ainda hoje utilizado na educação religiosa das crianças. Simbolicamente, ele representa a grande jornada do homem através da vida em direcção a eternidade.

Ensina que o caminho mais curto para a iluminação é o da virtude e das boas acções praticadas e que a prática do mal pode torná-lo muito mais longo e doloroso. Num tabuleiro dividido em 72 casas correspondentes a oito planos de existência, a sorte é decidida pelos dados, cujos números apontam o caminho a ser percorrido pelo jogador – as “sortes” ao longo da estrada.

Segundo algumas antigas crenças, o Bem e o Mal (Punya e Pap) coexistem nos homens, mas apenas os actos virtuosos, representados no jogo pelas Escadas, encurtarão a jornada da alma através de suas encarnações. Por outro lado, a incorrecção dos actos, simbolizada pela cabeça da Cobra, conduz à reencarnação numa forma animal inferior.

Num dos níveis de percepção existentes no Maha Lila, deparei-me com o seguinte recado:
“Proveniente do apego, vou desejando acumular mais e mais, com medo de ficar vazio, de esvaziar-me. Entretanto, comecei o jogo vazio e dele assim vou sair. Tudo aqui no jogo é material da escola, pertence à escola. EU SOU o aluno e, para atingir meus objectivos, tenho de aprender a desapegar-me do material da escola – é só para usar. DESAPEGAR É ACEITAR TUDO O QUE A VIDA ME DÁ, ASSIM COMO DAR TUDO O QUE ELA ME PEDE”.
Esse singelo conselho dos vedas, cuja origem remonta a milhares de anos, tem sido muito pouco seguido e compreendido pelos homens. O conhecimento do porvir, a necessidade de entender e sujeitar o Destino são um anseio quase tão antigo quanto o aparecimento da raça humana e muitas vezes, ávidos desse controle cometemos equívocos que nos desviam do Caminho traçado pelo Todo para nossas vidas. Porque? Conto com vocês para essa reflexão.

Fonte: Glória Britho - www.fontedeluz.com

Planos e casas do tabuleiro

1o Plano: A BASE DA EXISTÊNCIA
1. Gênesis / 2. Maya / 3. Cólera / 4. Cobiça / 5. Plano Físico / 6. Loucura / 7. Presunção / 8. Avidez / 9. Sensualidade

2o Plano: A VIAGEM PELA FANTASIA
10. Purificação / 11. Divertimento / 12. Inveja / 13. Futilidade / 14. Plano Astral
15. Fantasia / 16. Ciúme / 17. Misericórdia / 18. Alegria

3o Plano: O TEATRO DO CARMA
19. Carma / 20. Compartilhar / 21. Sacrifício / 22. Darma / 23. Plano Celestial
24. Sociedade Negativa / 25. Sociedade Positiva / 26. Aflição / 27. Altruísmo

4o Plano: O PLANO DO EQUILÍBRIO
28. Religião Adequada / 29. Irreligiosidade / 30. Tendências Positivas / 31. Satisfação / 32. Equilíbrio / 33. Aroma / 34. Gosto / 35. Purgatório / 36. Consciência Clara

5o Plano: O PLANO DO HOMEM
37. Prana-Loka / 38. Discernimentio / 39. Apana-Loka / 40. Vyana-Loka / 41. Plano Humano / 42. Agny-Loka / 43. Renascimento / 44. Ignorância / 45. Saber Correto

6o Plano: O TEMPO DA PENITÊNCIA
46. Consciência / 47. Silêncio Interior / 48. Plano Solar / 49. Plano Lunar / 50. Disciplina / 51. Terra / 52. Violência / 53. Plano Líquido / 54. Entrega Espiritual

7o Plano: A REALIDADE
55. Egoísmo / 56. Vibração Original / 57. Plano Gasoso / 58. Irradiação / 59. Realidade / 60. Intelecto Positivo / 61. Intelecto Negativo / 62. Boa Aventurança
63. Tamas

8o Plano: O PLANO DOS DEUSES
64. Aparência / 65. Espaço Interior / 66. Êxtase / 67. Bem Cósmico /68. Consciência Cósmica / 69. Plano do Absoluto / 70. Sotaguna / 71. Rajaguna / 72. Tamaguna

MAHA LILA INSIGHT'S

Um Acelerador Holístico de Grande Potência no Processo de Auto-Realização e Iluminação. Nasceu na Índia Védica há 5000 anos. O período da assim chamada Índia Védica é considerado como o da "Idade de Ouro da Humanidade", onde todos desfrutavam de bem estar e abundância, riquezas e muitas opulências consideradas divinas. Foi nesta época que surgiram os Rishis (Reis Santos), Seres que atingiram níveis muito superiores de percepção e conexão divinas, Seres Realizados e Iluminados.

Dentre Eles o Senhor Govinda Narayana Krsna, foco central do surgimento na Terra, ao mesmo tempo, de Todos estes Seres Maravilhosos e Divinos. Eles deixaram Vários legados sagrados para a Humanidade: O Sistema Védico, O Sistema de Yoga, Os Upanishads, O Mahabharata (A História da Grande Índia).

Arjuna - A melhor parte de cada um de nós

Especificamente dentro deste enorme trabalho, O Mahabharata, composto por 150.000 versos, existe um trecho, o mais conhecido, chamado Bhagavad Gïta, onde se relata a Grande Batalha de Kurukshetra, na qual Arjuna (O valoroso Buscador da Verdade), escoltado e orientado por Krsna, o qual assume humilde e amorosamente a postura de Quadrigueiro (condutor de quadrigas de guerra) do Senhor Arjuna Pandava de Hastinapura, consegue após um longo e maravilhoso diálogo, realizado em meio ao campo de batalha dos Kurus, entre cerca de milhões de guerreiros, aguardando apenas a autorização para iniciar aquela guerra fratricida, transformar sua compreensão sobre a Verdade, sobre Si mesmo, e a respeito da Suprema Personalidade de D'Eus, o Senhor Krsna. E assim consciente parte seguro e confiante para a grande e inevitável Batalha (A Batalha da Vida de cada um de nós), e dela sai vitorioso em todos os sentidos, sagrando-se vencedor sobre Si mesmo.

Maha Lila & Mãntras - Mensagens vivas para as gerações futuras

Para deixarem um conhecimento intacto e perfeito, que pudesse atravessar os milênios sem macular-se, os sábios Rishis criaram os Mãntras (vibrações musicais e sonoras de perfeitas harmonias, de melodiosas freqüências, circulares e repetíveis infindamente). No mesmo período e com o mesmo intuito criaram o Jñana Chaupadi (o Jogo da Sabedoria através dos dados), este foi o nome original, depois ficou conhecido popularmente em toda Índia como Maha Lila (O Grande Passatempo Divino), e para o nosso momento de aqui e agora, fiz sua versão contemporânea e lhe dei o nome de Maha Lila Insights - Para o Desenvolvimento da Consciência. Um Jogo de autoconhecimento, cujo ápice e realidade última é sentir a Presença Divina Viva, dentro e ao redor de nós, conectar-se com Ela, compreendê-La como o EU SOU.

É o próprio Bhagavad Gïta, a Grande batalha, mas de uma forma lúdica, cheia de sabedoria e ensinamentos, um Jogo-Vivência, no qual cada um pode vivenciar a Si mesmo, e dentro de Si descobrir a verdade, desenvolvendo gradualmente sua consciência. O Jogo-Vivência ganha beleza e graça, trazendo uma forte percepção de harmonia, quando unido aos Mãntras e aos Contos Mãntricos, prepara o campo, o Tabuleiro do Jogo para sentir a Presença Divina.

Uma Jornada de Descobertas Interiores

Através de um Tabuleiro composto por 72 etapas ou Dimensões de Consciência, o Jogo-Vivência se desenvolve jogando-se um "dadinho sincronizador" ,que vai indicando o caminho a seguir, entre espadas (ascensões) e serpentes (quedas), e assim o Jogador vai andando de Dimensão em Dimensão de sua Consciência, e compreendendo a Si próprio como um Todo formado por estas Dimensões de Consciência.

Na maioria das vezes o Jogador fica pasmo, tal é veracidade das afirmações feitas a seu próprio respeito. E mesmo participando de um Jogo-Vivência Coletivo, cada um sente a experiência como se feita exclusivamente para ele, sem expor-se de maneira alguma. E assim sentindo e vivenciando o Autoconhecimento, o Jogador abre seu coração aos milenares ensinamentos deixados pelos Rishis, e devido a isso os jogadores ganham dádivas e Manifestações Divinas Sincronizadas.

Uma Possibilidade de Vivenciar o Insight e a Sincronicidade

Entretanto o mais incrível vem a seguir, pois somente quando o Jogador atinge níveis superiores de sua Consciência, através dos vários Insigths (compreensões súbitas, que não passam pelo crivo do intelecto, da razão), é que se torna possível a manifestação da Sincronicidade (coincidências significativas), e assim passam a se apresentar várias destas "coincidências significativas", uma seguida à outra, ininterruptamente. Fazendo sentir a cada jogador, vivencialmente, uma Presença Consciente, Sábia, Invisível, Eterna...

Forma-se um Campo de Meditação e Silêncio

O Jogo-Vivência vai se desenrolando "canalizado " por " Facilitadores", que também cantam Mãntras, contam estórias mãntricas, acompanhados por instrumentos musicais indianos como o Tamboora. Isto gera um ambiente protegido, de muita Luz e Serenidade, propício ao Silêncio Consciente e à Meditação. Em determinado momento acontece um "Darshan"(uma Dádiva de Luz), um bolsão de Silêncio onde mesmo para os inexperientes e leigos, o Silêncio se torna Vivo, Denso, imenso, infindo, Pleno de Paz, Harmonia e uma pulsante sensação de Amor! Todos podem senti-lo dentro e ao redor de Si Próprios. A vida ganha sabedoria e certeza, o coração gratidão, as mãos afeto. Para muitos "isto" é um divisor de águas, um momento no qual o ser assume sua real auto-estima.

Processo de Desenvolvimento da Consciência

Após a Batalha de dominar e canalizar adequadamente os instintos, as emoções, as ansiedades, a mente, os desejos, o medo, percebemos que o Lutar é que faz com que a Consciência se desenvolva. A Consciência se desenvolve gradualmente à medida que a Batalha da vida, do Cotidiano, vai acontecendo, que o Jogador vai se aprofundando no Jogo-Vivência, acelerando cada vez mais rumo à Consciência Cósmica.

O Autoconhecimento, as Transformações, a Auto-Estima, a lapidação e aprimoramento da Personalidade, do Caráter, A Grande Batalha da Vida, Maha Lila - O Grande Passatempo Divino, a Auto-Realização, a Iluminação, são etapas no decorrer do Desenvolvimento da Consciência. Única e Real possibilidade de transformar a humanidade, encarnando o Amor definitiva e plenamente na Matéria, na Terra. O Amor, a Energia Divina mais sutil, poderosa e transformadora. E para desenvolver o Amor é necessário desenvolver a Consciência, e para desenvolver a Consciência é necessário desenvolver o Amor.

www.chacaradasrosas.com.br/maha_lila.htm

Nenhum comentário: