terça-feira, 31 de março de 2009

Geometria sagrada

A geometria sagrada exprime nas formas o desenvolvimento da Vida. Desde os tempos mais antigos, os construtores e os criadores utilizaram a via do Traço para construírem cidades, edifícios civis ou religiosos e obras de arte. Quer seja chamado Traçado harmónico, Traçado regulador, Geometria sagrada, esta via do Traçado consagra a aplicação da Geometria Natural para dar à «Forma» a coerência melhor adaptada ao desenvolvimento durável do Ser vivo.

A diversidade das medidas utilizadas corresponde frequentemente a uma origem natural, baseada principalmente nas proporções do Homem e representa a linguagem universal da Criação. Encontramos a sua aplicação em numerosas civilizações, desde o antigo Egipto aos construtores das catedrais passando pela Grécia, a China, a Índia, as numerosas civilizações do Sul da Ásia, os Maias, etc. Nos nossos dias, independentemente das evoluções tecnológicas rápidas, o Traçado regulador recupera toda a sua actualidade e o seu imenso potencial. Corbusier com seu Modulor é a prova viva, de quanto era necessário.

Aplicação da arte do Traço

A técnica dos Traçados pode hoje ser aplicada a todos os domínios da criação: Arquitetura no seu todo, paisagismo, criação de móveis de arte, pintura, artes plásticas, desenho publicitário, criação de sítios internet, todas as formas de design, e também em estudos de desenvolvimento pessoal, como o estudo das implicações da árvore genealógica e das constelações familiares.

Estado de Espírito

A aplicação da arte do “Traço” pressupõe uma abordagem sistémica do Ser vivo, o lugar do homem no centro das preocupações, e uma consciência acentuada das inter-relações existentes entre o Ser vivo e o seu Ambiente. Parte-se do postulado que cada indivíduo é capaz de criar, para si, e à sua volta, e para todos os seres vivos as condições de vida propícias ao seu desenvolvimento, os planos físicos, psíquicos e espirituais nas perspectivas de evolução do Planeta Azul e do Cosmos.

Aqui e agora, para o amanhã

A arte do traço permite implantar, enraizar qualquer projecto de criação. No espaço, AQUI, tendo em conta os dados cósmicos e as coordenadas solares do local e das características locais da biosfera.

No tempo, AGORA, Para uma VIDA MELHOR E SUSTENTÁVEL para nós e para os nossos netos

Uma formação profissional de alto nível

O potencial de cada indivíduo pode ser desenvolvido e os conhecimentos da arte do Traço partilhados num percurso de formação profissional de alto nível que se vai realizar no ano 2009 em Portugal. O ensino e os trabalhos práticos no terreno de biosensibilidade direccionam-se ao desenvolvimento da nossa capacidade de perceber tudo o que nos rodeia e tornar propícias as condições de vida ao desenvolvimento nos planos físico, psíquico e espiritual dos seres vivos.

O ensino dos Traçados desenvolve numerosos instrumentos técnicos, destinados ao uso dos profissionais ou não, que percebam o facto de conceber e depois construir, a necessidade de obter uma melhor relação entre as « formas » e o ser vivo, em função dos critérios do meio ambiente escolhido. Esta abordagem permite relacionar as características geodésicas e as geofísicas do lugar, as características do Ambiente com as formas criadas e os seus futuros utilizadores. Os instrumentos desenvolvidos e imediatamente utilizáveis, dão aos praticantes tanto a capacidade de criar os objectos e novas formas como compreender os edifícios religiosos ou laicos, as obras de arte elaboradas pelas gerações passadas.

Esta formação excepcional dirige-se a:
Arquitetos, arquitetos de interiores e criadores de móveis, urbanistas, paisagistas, Artistas plásticos, escultores, pintores, decoradores, publicitários, designers, criadores de sítios na internet, Historiadores de arte, Geobiólogos, Especialistas do desenvolvimento sustentável e do ambiente, Todas as pessoas cujos estudos utilizem as formas, Todas as pessoas que decidam na sua vida criar para eles próprios e para os que os rodeiam, e para todos os seres vivos, as melhores condições de bem estar e de saúde.

Os animadores
Especialistas e consultores em geobiologia, saúde e ambiente, geometria sagrada, desenvolvimento sustentável vindos da Suíça e França: Charles Zuchuat e Raymond Montercy.

Conferencia de Apresentação - Sexta-feira, dia 20 de Março, às 20:00 horas.

FICHA TÉCNICA
Local: Fundação Casa Índigo
Praceta Dom João I, 112-A, Caparide - São Domingos da Rana, 2785-379
Na pagina Contacto há mapas e percursos.
Horário: Sexta-feira 20 de Março, às 20:00 horas.
Investimento: Entrada por donativos
Marcações: Ligue para 21 442 0197 ou 91 196 8314 ou 96 025 9647, dias úteis entre as 11:00 e as 18:00 horas ou envie um e-mail para indigo@casa-indigo.com.




Nenhum comentário: