segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Significado de NAMASTÊ

NAMASTÊ (em sânscrito: [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação falada no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito. Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namastê é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”. Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te". Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado. USOS NA CULTURA SUL-ASIÁTICA Ainda quando saudação, um namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça. NAMASTÊ é também usado como um cumprimento na comunicação escrita, ou geralmente entre pessoas que se conhecem. Em algumas partes da Índia (por exemplo, a área onde se fala a língua punjabe), namastê é usado não somente para cumprimentar Hindus, mas para todo mundo. As saudações completas para Muslims são Assalamu Alaikum e para Sikhs é Sat Sri Akaal. Mas "namastê" é aceito em todas as religiões. Entretanto, no Sri Lanka, esta comumente tem um significado diferente. O gesto é usado para saudar (bem como se despedir) de pessoas com o verbo "Aayubowan". Aayubowan significa de forma aproximada, "que você tenha uma longa vida". Quando usado em funerais para cumprimentar os convidados, a parte verbal é geralmente omitida. O gesto aayubowan é também um símbolo cultural do Sri Lanka e da hospitalidade cingalesa. Este também é usado por comissários de bordo cingaleses para cumprimentar os passageiros e em outros sinais de hospitalidade. SIGNIFICADOS NA CULTURA GLOBAL NAMASTÊ é uma das algumas palavras sânscritas comumente reconhecidas por aqueles que não falam hindi. No Ocidente, ela é usada para indicar a cultura sul-asiática em geral. "NAMASTÊ" é particularmente associada geralmente à aspectos da cultura sul-asiática como o vegetarianismo, a ioga, e o hinduísmo. A divulgação desta saudação foi feita na série de televisão LOST. Recentemente, e mais globalmente, o termo NAMASTÊ foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos: "Curtir a vida intensamente" - popular na cultura hinduísta. "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." - atribuída ao autor Deepak Chopra; "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um". "Eu saúdo o Deus dentro de você”. "Seu espírito e meu espírito são um." -- atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia. "O divino em mim cumprimenta o divino em você". "A Divindade dentro de mim compreende e adora a Divindade dentro de você". "Tudo que é melhor e mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você". "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você". Egrégora - do grego “Egregorien”, que significa “velar”, “cuidar” - é a atmosfera coletiva plasmada espiritualmente num certo ambiente, decorrente do somatório dos pensamentos, sentimentos e energias de um grupo de pessoas voltado para a produção de climas virtuosos no mundo. É a atmosfera psíquica resultante da reunião de grupos voltados para trabalhos e estudos baseados na LUZ. Pode-se dizer que toda reunião de pessoas para a prática do Bem e da Virtude - independentemente de linha espiritual - forma uma egrégora específica, uma verdadeira entidade coletiva luminosa, à qual se agregam várias outras consciências extrafísicas alinhadas com aquela sintonia espiritual para um trabalho interconsciencial.” Notas do livro “Viagem Espiritual” recebido espiritualmente por Wagner Borges

5 comentários:

INFORBLOGGERSITEFOLHANOSSA disse...

Eu nunca ouvir falar esta palavra ou nome" Namastê " mas quando a li eu já sabia o significado! Isso é espiritualidade mental eu acredito!

INFORBLOGGERSITEFOLHANOSSA disse...

Eu nunca ouvir falar esta palavra ou nome" Namastê " mas quando a li eu já sabia o significado! Isso é espiritualidade mental eu acredito!

INFORBLOGGERSITEFOLHANOSSA disse...

ISSO É FILOSOFIA...BASTA ACREDITAR!

INFORBLOGGERSITEFOLHANOSSA disse...

ISSO É FILOSOFIA...BASTA ACREDITAR!

Nair Emerim Gouvea disse...

Nair Emerim Gouvea