segunda-feira, 24 de outubro de 2011

YOGA, características e criativas posturas - Mudrás

A palavra yoga vem do sânscrito, antiga língua indiana. Ela tem sua raiz na palavra yuj, que significa unir, ligar, conectar. Significa ter controle da mente e dos sentidos, método de auto-conhecimento para um caminho espiritual. O objetivo dessas práticas e métodos é a conquista da expressão do estado conhecido como Samadhi, estado de percepção de plena conciência que possibilita controle da mente e do corpo através da respiração e posturas corporais.

Mudrá são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prana em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de consciência. Em geral são usados em combinação com pranayama, mantra e concentração, os pés paralelos no chão.

Assuma uma postura cômoda. Coloque as mãos para baixo sobre os joelhos ou sobre as coxas, com os dedos polegares e indicadores se tocando. Deixe a coluna naturalmente alongada. Feche os olhos. Suavize seu rosto com um leve sorriso. Relaxe seu pescoço. Fique em uma postura sem rigidez, sem tensão. Respire naturalmente pelas narinas. Perceba o movimento natural da respiração. Permita que a respiração suavize seu corpo e aquiete sua mente. Repita silenciosamente o mantra OM, sintonizando-o com a inspiração e a expiração e volte sua atenção para o interior. Apenas observe seus pensamentos, sem fazer nada para parar sua mente, sem lutar com ela. Seja apenas um observador, uma testemunha de si mesmo, enquanto respira e pensa no mantra. Quando puder, ao inspirar, repita silenciosamente OM... e ao expirar OM... Permaneça meditando uns quinze minutos, com o corpo suave e relaxado. Quando terminar a meditação, volte devagar. Leve sua atenção para a respiração. Inspire e expire. Alongue-se um pouco se quiser. Perceba como está se sentindo mais leve, relaxado e revigorado. Abra os olhos e guarde essa sensação gostosa dentro de você. Deixe que ela se expanda para sua vida.

Ásana (posturas para a purificação corporal)
Pranayama (práticas de limpeza e controle da energia sutil (prana)
Tem como objetivo equilibrar mente e corpo através dos exercícios de meditaçao, respiração e alinhamento dos chacaras para aumentar o fluido vital. De todas as 6 escolas de filosofia indiana, o Yoga é a mais antiga, tendo sua origem por volta de 10 mil anos antes de Cristo.
Pránáyáma Aumenta a capacidade e elasticidade dos pulmões, a vitalidade e energia do corpo e a oxigenação sangüínea.

Ardha-Chandrasana Aumenta a flexibilidade e o alongamento da coluna vertebral. Alonga o nervo ciático assim como tendões, músculos e ligamentos.
Fortalece os músculos das coxas e panturrilhas. Aumenta a circulação nas pernas e no cérebro.

Pada-Hastasana Proporciona energia e vitalidade de forma rápida. Fortalece todos os músculos do centro do corpo especialmente o abdômen. Aumenta a flexibilidade da coluna e favorece o fortalecimento muscular. Corrige posturas incorretas. Promove melhor funcionamento dos rins.
Ajuda na cura do aumento do fígado e baço. Favorece a digestão e ajuda nos casos de constipação.

Utkatasana Excelente para o fortalecimento dos músculos das coxas, quadris e panturrilhas assim como aumentando a flexibilidade do quadril. Firma os músculos dos braços e ombros. Aumenta a circulação sangüínea nos joelhos e tornozelos. Diminui as dores de reumatismo, de artrites e da inflamação dos dedos dos pés e pernas. Ajuda na cura de slipped disc e lombalgias.

Garurasan Aumenta o fluxo sangüíneo nos órgãos sexuais e rins, as energias e o controle sexual. Melhora a flexibilidade dos quadris, joelhos, tornozelos, ombros, cotovelos e pulsos. Fortalece os músculos das panturrilhas, coxas, quadris, do abdômen, e dos braços.

Dandayamana-Janushirasana Desenvolve concentração, paciência e determinação. Fortalece os músculos abdominais, pernas, coxas, tronco, ombros e braços. Alongamento do nervo ciático

Dandayamana-Dhanurasana Equaliza a circulação sangüínea, enviando sangue oxigenado para cada órgão interno e glândulas. É o casamento entre coração e pulmões. Esta posição também desenvolve concentração, paciência e determinação. Fortalece as coxas, braços, quadris, glúteos e região lombar.
Aumenta o tamanho do tórax e pulmões.

Tuladandasana Desenvolve controle e equilíbrio, provisionando força física e mental. Aumenta a circulação, fortalece o coração e aumenta a capacidade pulmonar. Excelente para correção postural. Fortalece os músculos dos ombros, braços, quadris e da coluna vertebral.

Dandayamana-Bibhaktapada-Paschimotthanasana Cura e previne problemas do nervo ciático, alongando e fortalecendo o nervo ciático e nervos das pernas. Favorece o bom funcionamento da maioria dos órgãos abdominais internos, especialmente os intestinos delgado e grosso.

Trikanasana É a única posição que trabalha revitalizando ao mesmo tempo todos os músculos, articulações, tendões e órgãos internos do corpo.
Ajuda na cura de lombalgias e reumatismo da região lombar fortalecendo as últimas cinco vértebras. É a mais importante posição para fortalecer e desenvolver a flexibilidade dos quadris e músculos do tronco.

Dandayamana-Bibhaktapada-Janushirasana Aumenta a circulação sangüínea a nível cerebral. Regulariza os sistemas glandulares. Aumenta o fluxo energético nos rins. Promove força e alongamento na musculatura das pernas, e flexibilidade nos quadris.

Tadasana Melhora a postura e o equilíbrio. Aumenta a flexibilidade dos tornozelos, joelhos e quadris. Ajuda na prevenção de hérnia.

Padangustasana Desenvolve a força psicológica e mental principalmente a paciência. Fisicamente ajuda na cura de problemas inflamatórios e reumatismo nos joelhos, tornozelos e pés, e também ajuda na cura de hemorróidas. Desenvolve a força na musculatura das pernas.

Savasana Retorna a circulação sangüínea para o normal. Proporciona o relaxamento completo.

Padangustasana Previne e cura problemas digestivos, gases intestinais e desconfortos abdominais. Desconfortos abdominais. Desenvolve flexibilidade nos quadris.

Bhujangasana Uma das melhores formas para manter o corpo em perfeita condição. Aumenta a força da coluna vertebral e flexibilidade. Previne problemas lombares, artrites e reumatismo da coluna. Diminui problemas menstruais (irregularidades, câimbras e dores nas costas). Cura a perda de apetite, corrige má postura e favorece o funcionamento do fígado e baço.

Salabhasana Mesmos benefícios que o “Bhujangasana”, mas é ainda mais potente na cura de problemas de coluna, como ciático. Cura problemas inflamatórios dos cotovelos e pulsos, firmando também a musculatura dos quadris e glúteos.

Poorna-Salabhasana Tem os mesmos benefícios terapêuticos do
“Bhujangasana” e os mesmos benefícios da parte superior do corpo do “Dand-Dhanurasana”.

Dhanurasana Melhora o funcionamento dos intestinos grosso e delgado, do fígado, rins e baço. Ajuda a endireitar a coluna com cifose, diminui dores e abre a cavidade torácica. Permite a máxima expansão dos pulmões e aumento de entrada de oxigênio revitalizando os nervos da coluna aumentando a circulação. Melhora a digestão.

Supta-Vajrasana Ajuda na cura de inflamação do nervo ciático, inflamação e reumatismo nas pernas e braço. Regula a concentração de eletrolise e age como antiinflamatório. Aumenta a circulação nos músculos e ossos.

Ardha-Kurmasana Proporciona relaxamento máximo. Cura problemas digestivos e aumenta a capacidade da parte inferior dos pulmões. Aumenta a circulação cerebral e regula as atividades da glândula tireóide.

Ustrasana Alonga os órgãos abdominais e cura constipação. Trabalha a garganta, estimula as glândulas tireóide e paratireóide. Regula pressão arterial, melhora as funções pulmonares, favorece a gravidez. É anti-aging, estimula a produção de espermatozóides e estrogênio.

Sasangasana Produz a extensão máxima da coluna, permitindo ao sistema de nervos receberem uma nutrição apropriada, mantendo uma mobilidade e elasticidade da coluna e dos músculos lombares. Melhora a digestão e ajuda a curar gripes, sinusites e amigdalites. Ativa as glândulas tireóide e paratireóide. Ajuda no crescimento para crianças.

Janushirasana Equilibra o nível de açúcares no sangue. Aumenta a elasticidade do nervo ciático e a flexibilidade dos tornozelos, joelhos e quadris. Melhora a digestão e o funcionamento dos rins e a expansão do plexo solar.

Paschimotthanasana Melhora diarréias crônicas aumentando a circulação nos intestinos. Aumenta a circulação no fígado e baço, melhorando a digestão. Aumenta a flexibilidade dos ombros e dos quadris, e a elasticidade dos músculos trapézio, deltóide, reto femoral, bíceps, nervo ciático, tendões e das últimas cinco vértebras.

Ardha-Matsyendrasana É a única posição na qual se faz a rotação completa da coluna ao mesmo tempo. Aumenta a circulação e a nutrição dos nervos espinhais, veias, músculos e melhora a elasticidade e flexibilidade da coluna e dos quadris. Ajuda na cura de lombalgias e reumatismo da coluna, melhorando a digestão, evitando flatulência dos intestinos e fortalecendo abdômen, coxas e glúteos.

Kapalabhati em Vajrasana Quer dizer “face brilhante” ajuda a limpar a sinusite e todas as passagens respiratórias. Estimula e fortalece os músculos abdominais e órgãos digestivos, aumentando também a circulação.
Transmite senso de alegria e divertimento.

Padmásana

O praticante estar sentado, com as pernas cruzadas. Os pés pousam sobre as coxas. A posição da flor de lótus promove a estabilidade, ajuda a melhorar a respiração, promove maior irrigação sanguínea, além de trabalhar a flexibilidade das articulações dos joelhos e dos tornozelos, tonificar o
abdômen e coluna.
Mudrás - Força, beleza e riqueza simbólica

São gestos ou posições que potencializam estados psicofísicos, que auxiliam o praticante de Yoga a uma maior integração com o mundo interior e exterior além de desenvolver e abrir campos de força e poder, sintonizando-o com energias cósmicas. Existem vários tipos de Mudrás feitos com os dedos, mãos e braços. São muito presentes na prática do Yoga e tambem na Dança Indiana. Deve-se dedicar um tempo para a prática destes, já que eles nos depertam um estado maior de consciência, autoconhecimento, vibrações positivas além dos efeitos proporcionados por cada um deles.

Nenhum comentário: