quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Newton Milhomens

Os tipos de conhecimento acessíveis ao ser humano.

Por mais incrível que possa parecer e até causa muito espanto quando este fato é mencionado, a grande maioria da população não tem a mínima idéia de que só existem, na atualidade, apenas 4 (quatro) únicas maneiras do Ser Humano conseguir adquirir conhecimentos do mundo que o cerca e da própria Vida. Talvez, ainda por muito tempo mais, essas quatro maneiras continuarão sendo as únicas possíveis.

Essas quatro maneiras de obtenção de conhecimento são:

1 - Conhecimento Filosófico ou, simplesmente, Filosofia.
2 - Conhecimento Científico ou, simplesmente, Ciência.
3 - Conhecimento Artístico ou, simplesmente, Arte.
4 - Conhecimento Místico ou, simplesmente, Misticismo.

Vamos, então, apenas conceituar cada um desses tipos de conhecimento, sem maiores aprofundamentos, sem maiores comentários, para maior facilidade didática.

1 - FILOSOFIA

Conhecimento Humano baseado na Lógica e na Dedução, através do Raciocínio Ordenado, buscando explicar os fenômenos e fatos relativos ao Universo e ao próprio Ser Humano, procurando conhecer-lhe as Causas - Primeiras, Intermediárias e Últimas. Deve-se ter muito cuidado com o Conhecimento Filosófico, pois o Raciocínio Ordenado, ainda mesmo que debaixo de rígida disciplina, é elaborado por um Ser Humano, sujeito às injunções sócio-histórico-culturais do ambiente e da época em que esse Ser Humano viveu, ou está vivendo. Comece, desde agora, a se conscientizar com esta grande Verdade Filosófica, tão velha quanto a própria Filosofia:
Nenhum conceito filosófico, qualquer que seja, por melhor, mais bonito e elegante que seja, será válido, ou durará, para sempre. Somente será válido enquanto não surgir um outro conceito filosófico melhor, mais completo e/ou mais abrangente, ou, então, enquanto não ocorrer algum acontecimento que venha demonstrar sua invalidade. E isso sempre acontece, mais cedo ou mais tarde. É uma Lei da Vida...”

2 - CIÊNCIA

Conhecimento Humano baseado na Experimentação Objetiva, na Medição, no Método e no Paradigma Cartesiano, buscando sempre uma explicação racional e o controle dos fatos e fenômenos relacionados com os Seres Orgânicos, Inorgânicos e com o próprio Universo, de maneira detalhada, geral e objetiva. Como todo e qualquer tipo de Conhecimento, o Conhecimento Científico possui dois lados - um benéfico e outro maléfico. É inegável que a Ciência e a Tecnologia - sua associada (e dela derivada) - têm trazido para toda a Humanidade, enormes benefícios, nas mais diversas áreas. Por outro lado, é enorme a esteira de malefícios que a Ciência e a Tecnologia têm provocado, principalmente no que se refere ao Meio Ambiente e, por conseqüência, ao próprio Ser Humano. Na atualidade, a importância e a popularidade do Conhecimento Científico é tão grande que podemos afirmar categoricamente que País que não investe em Pesquisa Científica, nem em Pesquisa Tecnológica, é um sério candidato a perder sua autonomia - talvez até sua soberania - como país independente, e ficará subordinado -em todos os sentidos - àqueles que fizeram grandes investimentos nesta área do Conhecimento Humano. Podemos também dizer que sem Ciência, dificilmente haverá Progresso. Sobre a Metodologia Científica, existem diversos ótimos compêndios tratando detalhadamente do assunto e recomendo a todos que desejem se aprofundar mais sobre o assunto que os procurem, nas Livrarias.

3 - A ARTE

Conhecimento Humano baseado na emoção que o Artista sente ao observar a Natureza e a Vida, em geral, e na sua tentativa de transmiti-lo através dos vários processos existentes - ou ainda por existir - podendo haver, ainda, criação pura e simples, proveniente da imaginação do Artista, sem a mínima correlação com o que existe, na Realidade, na Natureza e na Vida. Para que uma Obra de Arte seja bem recebida pelo público, é necessário que o Artista possua talento, técnica, inspiração e imaginação. Como todos os outros tipos de Conhecimento, o Conhecimento Artístico é muito importante para o Ser Humano. Até para fazer guerras ou para pregar revoluções sangrentas a Arte (Música, Literatura, Pintura, Escultura, Teatro, Cinema, etc) já foi empregada e, por mais incrível que pareça, funcionou muito bem...

4 - O MISTICISMO

É o Conhecimento Humano do Universo, da Natureza e do próprio Ser Humano, obtido com a introspecção, meditação, observação e experimentação subjetiva (por si mesmo e através de si mesmo) dos fatos que ocorrem no Universo, na Natureza e no próprio Ser Humano, em nível físico, biológico, psíquico e espiritual. Este Conhecimento é obtido pelo Ser Humano por meio de práticas diversas de Meditação, de Introspecção, de Autodomínio e dos Estados Alterados da Consciência, ou EACs, ou ainda, Estados de Transe, como são mais popularmente conhecidos.

Como esta parte do presente trabalho tratará em certa profundidade do Conhecimento Místico, mais adiante, o assunto Misticismo será abordado em maior profundidade*

Link para a pasta de estudos Introdução Geral do Misticismo:
http://www.4shared.com/file/XMuNRvou/Introduo_geral_ao_MISTICISMO_-.html

Bibliografia de Newton Milhomens pela editora IBRASA
A MENTE - UMA ENERGIA CÓSMICA
ESOTERISMO, PARAPSICOLOGIA, PSICOLOGIA
VIDA, UNIVERSO E MENTE
O MISTICISMO À LUZ DA CIÊNCIA

O Prof. Newton Milhomens é citado pelo Prof. Konstantin Korotkov em discurso no Congresso Internacional de Bioeletrografia de 2008.

Nenhum comentário: