quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Maktub

Esta expressão vem do árabe e profere do particípio passado do verbo Ktab (escrever). MAKTUB significa em português “estava escrito”. Quando o árabe nos momentos de dor ou de angustia exclama “MAKTUB” não quer dizer com esta expressiva palavra um clamor de revolta contra o destino. Apenas é uma forma de reafirmar que seu espírito se acha conformado com os desígnios Inexplicáveis da vontade de Deus.

MAKTUB significa “tinha que acontecer”, “estava escrito”, “era pra ser assim”, significa que nada acontece por acaso, que tudo tem seu porquê, que não existem coincidência.

Mas será mesmo assim?
Por acaso acho que não. Acredito que quando muito temos a hora da morte decidida, porém todo o percurso que fazemos entre o primeiro e o ultimo ato de respirar, é da nossa inteira responsabilidade.

Os caminhos se cruzam: as pessoas podem dizer como está o tempo. Escute os conselhos, tome suas próprias decisões. Só você é responsável pelo caminho que lhe foi confiado.

A natureza segue suas próprias regras: desta maneira, você tem que estar preparado para súbitas mudanças do outono, o gelo escorregadio no inverno, as tentações das flores na primavera, a sede e as chuvas de verão. Em cada uma destas estações, aproveite o que há de melhor, e não reclame das suas características.

Faça do seu caminho um espelho de si mesmo: não se deixe de maneira nenhuma influenciar pela maneira como os outros cuidam de seus caminhos. Você tem sua alma para escutar, e os pássaros para contar o que sua alma está dizendo. Que suas histórias sejam belas e agradem tudo que está a sua volta. Sobretudo, que as histórias que sua alma conta durante a jornada sejam refletidas em cada segundo de percurso.

Ame seu caminho: sem isso, nada faz sentido.



Um comentário:

Anônimo disse...

Linda a mensagem... Parabéns!!!
Hoje me encontrei procurando por esta palavra,MAKTUB, sem um motivo aparente, e de repente me vi no passado, ouvindo esta palavra de uma pessoa que foi muito importante na minha vida, acredito que meu único amor, meu ex-marido, pessoa esta que não mais vive comigo. O destino e as circunstâncias se encarregaram de nos separar e hoje entendo que estava escrito, que para poder evoluir eu precisava passar por essa experiência. E para ver que somos falhos, e que não podemos desistir nunca do amor, de dar uma chance para que ele aconteça em nossas vidas... Estou só, mas desisti de amar, apenas outras prioridades passaram a frente...
Obrigada por dividir esse lindo blog...